O PARTIDO

Criado em 15 de maio de 1945, o PTB nascia do aprofundamento da crise do Estado Novo e do início do processo de redemocratização do país. Já em 14 de setembro do mesmo ano, ocorreu a 1ª  Convenção Nacional do Partido, que elegeu Paulo Baeta Neves como seu primeiro presidente e Getúlio Vargas como Presidente de Honra. Nesta data, foi lançado o Programa Nacional do PTB, que tinha na modernização e valorização das relações de trabalho, seu paradigma principal.

PTB em Minas Gerais

Criado no ano de 1979, o Diretório Estadual do PTB de Minas Gerais já foi presidido, incluindo o deputado Dilzon Melo, por 7 presidentes que, independentemente da época, defenderam o trabalhismo e construiram um partido entre um dos mais respeitados no cenário político nacional.

O GOLPE

Com a queda do Governo João Goulart, implantou-se o estado autoritário em 1964, e os quadros do partido foram dizimados, exilados e torturados, sem, contudo, abalar seu ideal trabalhista.

Em 1979, o PTB se recompôs e preparava-se para o desafio da reconstrução democrática do país. Sua primeira participação ativa neste novo cenário político, se deu no apoio à campanha das Diretas Já, na elaboração da Constituição de 1988, na recomposição das instituições nacionais, culminando com a eleição de Tancredo Neves, como primeiro presidente da República eleito por voto livre e direto.

PRESIDENTES DO PTB – MG

timeline_pre_loader